Inclusão digital para a gestão de comuns e proteção territorial na bacia do Tapajós
Na região Norte, que abriga a Amazônia Legal, a inclusão digital por meio de infraestruturas de energia e de conectividade se revela uma importante ferramenta para proteção e gestão de territórios tradicionalmente ocupados. Povos e comunidades tradicionais, em parceria com organizações da sociedade civil, empregam crescentemente tecnologias digitais como ferramentas para apoiar ações de vigilância e de monitoramento territorial em contextos de pressões, impactos e ameaças ao bem viver e à conservação da sociobiodiversidade. Câmeras, celulares, drones, aparelhos de GPS e computadores, além de aplicativos, plataformas digitais e outros meios de coleta e análise de dados têm se mostrado ferramentas valiosas para o empoderamento de comunidades na proteção autônoma dos territórios que ocupam.
O projeto visa fortalecer estratégias de inclusão digital para proteção territorial e gestão de comuns na Bacia do Rio Tapajós. Serão repassados recursos a 20 organizações locais para aquisição de ferramentas tecnológicas, enfocando especialmente organizações da sociedade civil, associações e empreendimentos comunitários de povos indígenas e comunidades tradicionais, e que contem com mulheres nos espaços de gestão e liderança. Os grupos selecionados serão alvo de capacitações e assessorias técnicas.
Em outra via, o projeto promove um Grupo de Colaboração sobre plataformas digitais utilizadas no monitoramento territorial na Amazônia no âmbito da Rede de Monitoramento Territorial Independente, uma articulação organizada pelo FGVces que reúne organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e instituições de pesquisa que realizam monitoramento territorial autônomo na Amazônia. Os diálogos realizados e a experiência acumulada pelas ações do projeto na Bacia do Tapajós embasarão um estudo técnico com recomendações para o aprimoramento de políticas públicas situadas na interface entre tecnologias digitais e monitoramento territorial.
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (FGV EAESP)
Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces)
Pesquisadores: Kena Chaves/ Eric Macedo