A Fundação Getulio Vargas (FGV) convida para o painel “Urban Heat & Vulnerability: Advancing Climate Justice Through Inclusive and Resilient Adaptation”, que integra a programação oficial da COP30.
A sessão discutirá como cidades como Rio de Janeiro e Helsinque podem liderar a agenda climática ao integrar políticas públicas, finanças e seguros na construção de uma resiliência urbana frente ao aumento da frequência e da intensidade dos eventos climáticos extremos.
O debate destacará, a partir de exemplos globais e investigações jornalísticas, como a adaptação inclusiva — baseada em planejamento urbano sustentável, sistemas de alerta precoce, infraestruturas resilientes e práticas como reuso de água e economia circular — pode impulsionar uma transição justa, garantindo que os benefícios das políticas climáticas alcancem toda a população.
O painel reunirá especialistas e tomadores de decisão comprometidos com a justiça climática e a resiliência urbana, promovendo um diálogo internacional sobre soluções concretas para enfrentar o aquecimento urbano e suas desigualdades sociais.
Palestrantes:
- Goret Paulo – Diretora de Pesquisa e Inovação, FGV
- Hanna Wesslin – Climate Director, City of Helsinki
- Thiago Medaglia – Jornalista, escritor e fundador da Ambiental Media
- Pedro Werneck – Gerente de Sustentabilidade, CNseg
- Vitalson Exantus – Presidente e Head of Mission, ODID