A sessão, coordenada por Suzanne Reynders (Head of Soil Carbon Futures), Beata Madari e Márcia T. M. Carvalho (Pesquisadoras da Embrapa Arroz e Feijão), será aberta por Thierry Caquet (Vice-Presidente Internacional do INRAE) e Bruno Brasil (Diretor de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura – MAPA).
Daniel Barcelos Vargas (Fundação Getulio Vargas – FGV) abordará o tema interface entre ciência e política: rumo a um marco regulatório brasileiro para a Agricultura de Carbono.
Carlos Eduardo Cerri (Universidade de São Paulo – CCARBON/USP, Centro de Pesquisa em Carbono na Agricultura Tropical) apresentará os desafios do MRV em termos gerais.
Luis Barioni (Embrapa) explicará os desafios da modelagem de carbono e o caminho para o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento da Agricultura de Carbono no Brasil.
Suzanne Reynders (INRAE) discutirá os desafios do monitoramento das variações nos estoques de carbono orgânico do solo e como a França e a Europa lidam com isso, destacando a importância das abordagens baseadas em sensoriamento remoto.
A discussão será moderada por Thierry Caquet (Vice-Presidente Internacional do INRAE).
Silvia Massruhá (Presidente da Embrapa) encerrará o evento com as considerações finais (a confirmar).