Seguros Como Instrumento De Proteção Da Produção Agrícola No Contexto Da Transição Climática: Desafios Do Brasil E Boas Práticas Internacionais
O painel “Seguros como Instrumento de Proteção da Produção Agrícola no Contexto da Transição Climática: Desafios do Brasil e Boas Práticas Internacionais” fará parte da programação oficial da Casa de Seguros, reconhecida como a “Embaixada do Seguro” na COP30. Idealizada como um hub estratégico de conteúdo, conexão empresarial e negócios, a Casa tem como propósito evidenciar o papel do setor segurador na transição climática.
Este painel discutirá o papel estratégico dos seguros agrícolas na mitigação de riscos diante dos impactos da transição climática. A conversa abordará os principais desafios do Brasil na ampliação da cobertura e no acesso a instrumentos de proteção para o setor agropecuário, além de apresentar boas práticas internacionais que possam inspirar políticas públicas, inovações financeiras e modelos de seguro mais eficazes e sustentáveis. A proposta é promover um debate sobre como o seguro agrícola pode atuar como vetor de resiliência climática, apoiando a produtividade, a sustentabilidade e a segurança alimentar em um cenário de crescente instabilidade climática.
Palestrantes:
- Esteves Colnago — Diretor de Relações Institucionais, CNseg
- Paulo Hora — Superintendente Executivo Rural e Resseguro, Brasilseg
- Eduardo Brito Bastos — Diretor, ABAG
- Pedro Loyola — Coordenador, FGV Agro – OSR