Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE)
O projeto visa a promover a integração da abordagem de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) em instrumentos de políticas de adaptação voltados a municípios brasileiros, a fim de fortalecer seus resultados em termos de aumento de redução de impactos e riscos climáticos e aumento de resiliência nos diferentes setores e territórios. Trata-se de uma continuidade do projeto executado em 2024, "Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) em instrumentos de adaptação à mudança do clima: A experiência do Plano Clima – Adaptação" (maio-setembro/2024), que teve como objetivo integrar abordagens de AbE e Soluções baseadas na Natureza (SbN) ao Plano Clima – Adaptação e a políticas públicas correlatas.
Nesse sentido, a iniciativa partiu do entendimento que a elaboração do Plano Clima – Adaptação é uma oportunidade-chave para a incorporação de AbE nos planos setoriais que pautarão as políticas nacionais e subnacionais de adaptação à mudança do clima nos próximos anos. Diante disso, o FGVces, Fundação Grupo Boticário e Aliança Bioconexão Urbana, em parceria com os Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e GIZ/ProAdapta, trabalharam junto com representantes de governo e especialistas setoriais para promover a inserção da abordagem em todos os componentes, transversalmente ao Plano.
Os seguintes objetivos específicos foram assumidos:
- Elaborar, debater e comunicar um panorama sobre SbN e AbE e suas aplicações nos municípios das diferentes regiões do país aos atores interessados e relevantes para a agenda de adaptação à mudança do clima no Brasil no âmbito do Programa AdaptaCidades.
- Mapear, sistematizar e priorizar a partir de critérios transparentes, baseados em evidências e com contribuições dos diferentes atores, soluções e medidas de AbE com potencial de mitigar riscos climáticos e fortalecer capacidades adaptativas, no curto, médio e longo prazos, nos municípios.
- Contribuir para o fortalecimento de capacidades técnicas e propor diretrizes a serem contempladas nos planos municipais de adaptação, a fim de fomentar a implementação de SbN e AbE em diferentes setores e territórios.
- Propor os componentes para a implementação e o monitoramento de soluções e medidas de SbN e AbE, como atores envolvidos, responsabilidades e recursos necessários.
- Disseminar conceitos relacionados à justiça climática e fomentar o debate sobre como concretizá-la, considerando-se suas interseccionalidades (gênero, raça, etnia, renda, idade, etc.) e por meio de instrumentos municipais de adaptação à mudança do clima, apoiando-se em abordagens de SbN e AbE.
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (FGV EAESP)
Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces)
Pesquisadora: Mariana Nicolletti e Mariana Machini