Projeto de Pesquisa

Mudando a Lente do Telescópio: Uma Perspectiva Sociomaterial sobre a Transferência de (Proto)Práticas Agrícolas Sustentáveis em uma Cadeia de Suprimentos Agroalimentar

Eixo temático
3 - Transformação da Agricultura e dos Sistemas Alimentares

Este estudo investiga a implementação e a transferência de práticas agrícolas sustentáveis (SUSAPs) ao longo de uma cadeia de suprimentos agroalimentar (SC) multinível, utilizando a avicultura brasileira como contexto empírico. Conduzimos um estudo de caso interpretativo de tríades comprador–fornecedor–subfornecedor, incluindo aqueles certificados pelo Global Good Agricultural Practices (GAP) e seus equivalentes não certificados, por meio de entrevistas, observações e dados secundários. Adotando uma perspectiva sociomaterial, investigamos como os componentes das SUSAPs — significados, materiais e competências — estão incorporados em níveis específicos da SC e transferidos ao longo da tríade.

Uma análise detalhada revela que apenas o bem-estar animal é uma prática totalmente adotada, enquanto gestão de resíduos, condições de trabalho e biossegurança permanecem em desenvolvimento como “protopráticas”. Uma análise ampliada dos componentes das SUSAPs mostra influência limitada dos compradores na tríade, enquanto fornecedores de primeiro nível facilitam a transferência das SUSAPs. Avançamos na teoria ao demonstrar como uma perspectiva sociomaterial explica o grau de implementação e transferência das SUSAPs, e introduzimos o “efeito bumerangue”, ilustrando como fornecedores de primeiro nível viabilizam a implementação das SUSAPs entre subfornecedores certificados e não certificados para garantir produtos mais seguros e sustentáveis. Esses insights ajudam gestores a transferir SUSAPs para suas cadeias de suprimentos, aproveitando fornecedores de primeiro nível como agentes de conexão.

Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP)

Pesquisadora: Susana Pereira 

Saiba mais