O impacto das pressões dos clientes e das regulamentações governamentais na implementação de práticas socioambientais na certificação orgânica na região Amazônica
Esta pesquisa analisa o impacto dos clientes e das regulamentações governamentais na implementação de práticas socioambientais na certificação de produtos agrícolas orgânicos. O estudo também explora a relação da díade entre a empresa focal e seus fornecedores na aplicação dessas práticas.
A pesquisa utiliza uma metodologia quantitativa por meio de uma abordagem de survey, com uma amostra de 206 agroextrativistas da cadeia de suprimentos do açaí. Os dados são avaliados por meio de análise de regressão.
Os principais resultados revelam que a pressão dos clientes influencia positivamente a implementação de práticas sociais e ambientais, mas sugerem uma relação não significativa entre regulamentações governamentais e o impacto na implementação de práticas ambientais. As práticas sociais e ambientais estão positivamente relacionadas ao desempenho operacional. Foi identificado um efeito moderador da certificação orgânica na relação entre a pressão dos clientes e a aplicação de práticas ambientais.
As principais contribuições são explorar o uso de práticas socioambientais em uma economia emergente e a certificação orgânica como variável moderadora, revelando um “vazio institucional” que pode dificultar a aplicação das regulamentações governamentais.
Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP)
Pesquisadora: Susana Pereira