Projeto de Pesquisa

Cinturão + Verde

Eixo temático
3 - Transformação da Agricultura e dos Sistemas Alimentares

Os desdobramentos da crise climática já fazem parte do dia a dia de agricultores familiares e das organizações inseridas na cadeia de alimentos. São muitos os casos de perdas na produção agrícola em função de secas prolongadas, chuvas intensas e aumento médio da temperatura. Além dos danos sociais e econômicos, que afetam diretamente os rendimentos das famílias produtoras, a perda na produção traz desdobramentos para o abastecimento das cidades e altera o preço dos alimentos.

Para os agricultores familiares, tais variações climáticas representam não só mais ameaças à produção, mas a intensificação de suas vulnerabilidades. Dessa forma, o entendimento e preparação frente à crescente imprevisibilidade climática local e regional é um importante instrumento na busca por maior resiliência de pequenas propriedades produtoras, essenciais à coesão social de zonas rurais e o abastecimento de grandes centros urbanos. 

Neste contexto, o projeto Cinturão+Verde tem como objetivo promover a adaptação à mudança do clima pela agricultura familiar no Cinturão Verde de São Paulo, um dos principais polos brasileiros de produção de hortifruti granjeiros.

Por um Cinturão Mais Verde: adaptação às mudanças climáticas pela agricultura familiar do Cinturão Verde de São Paulo
Em 28 de junho, aconteceu o evento de divulgação dos principais resultados do primeiro ciclo do projeto Cinturão+Verde, com patrocínio da Citi Foundation. O encontro foi realizado na Escola de Agroecologia de Parelheiros, e contou com a presença de agricultores familiares, além de representantes de organizações de produtores, da sociedade civil, governos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. 

 

Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (FGV EAESP)

Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces)

Pesquisadora: Ana Coelho

Saiba Mais