Bota na Mesa
Realizado pelo FGVces em parceria com o Citi e patrocinado pela Citi Foundation entre 2015 e 2019, o projeto Bota na Mesa teve como objetivo contribuir para a inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos em grandes centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional.
Nos dois primeiros ciclos do projeto, o Bota na Mesa trabalhou diretamente com nove organizações de produtores de frutas, verduras e legumes no cinturão verde de São Paulo, apoiando melhores práticas de gestão, comercialização e gerando oportunidades de acesso a mercado.
A partir de 2018, o projeto passou a atuar de maneira mais abrangente na cadeia, entendendo que existem muitas questões relevantes para a agricultura familiar que vão para além da comercialização.
Foram priorizados, em conjunto com um grupo de especialistas, 5 temas sobre os quais o projeto concentrou sua atuação : Relações de Consumo, Infraestrutura & Tecnologia, Juventude na Agricultura, Transição Agroecológica e Mudança do Clima.
Em 2018 e 2019, portanto, o Bota na Mesa coordenou Grupos de Trabalho com especialistas em cada um dos temas abordados, os quais tiveram como resultado um conjunto de Diretrizes Públicas e Empresariais para a Inclusão da Agricultura Familiar na Cadeia de Alimentos.
Desde 2020, o FGVces segue atuando na agenda de agricultura e alimentação, buscando apoiar a implementação das diretrizes construídas pelos diversos atores da cadeia, seja por meio de novos projetos ou estudos e publicações.
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (FGV EAESP)
Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces)
Pesquisadora: Ana Coelho