Projeto de Pesquisa

Construindo a participação em agendas para cidades sustentáveis

Eixo temático
4 - Construção de Resiliência em Cidades, Infraestruturas e Recursos Hídricos

O Instituto Arapyaú convidou FGVces a investigar lições aprendidas em quatro experiências de construção de agendas locais para cidades sustentáveis. O objetivo era sistematizar tal conhecimento para um público mais amplo e contribuir para construção de agendas locais participativas e de longo prazo. 

Na visão das duas instituições (corroboradas por recentes discussões do Banco Mundial, ONU-Habitat e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), os arranjos da governança local – entendidos como os acordos formais e in- formais para a construção de políticas e ações – são cruciais para a qualidade dos resultados no fomento a cidades sustentáveis, de forma a garantir inclusão social, perenidade e efetividade. Nesse contexto, a participação do amplo espectro de atores sociais – e mais do que isso: a qualidade dessa participação – é condição fundamental para a boa governança e para o resultado que se espera. 

Assim, a investigação do GVces ao longo dos sete meses de projeto foi orientada a responder às seguintes provocações: Como construir espaços de participação urbanos efetivamente multinível e mul- tiator em uma complexa e diversa rede de articulação social? Como promover engajamento legítimo na construção de agendas para cidades sustentáveis? Como melhor aproximar a gestão pública da sociedade? 

 

Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP)

Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces)

Pesquisadores: Kena Chaves

Saiba Mais