A Confederação Nacional das Seguradoras, CNseg, realizou, no dia 8 de outubro, em Brasília, o Pré-COP30, evento que representou um importante avanço nas discussões sobre mudanças climáticas no Brasil.
A iniciativa antecede a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá em novembro em Belém (PA). O evento contou com a participação do pesquisador da FGV, Guilherme Bastos, que também é coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio (FGV Agro).
O setor de seguros tem intensificado seu papel não apenas como mitigador de riscos diante do aumento da frequência e da intensidade dos desastres naturais, mas também como agente na promoção de políticas públicas e privadas voltadas para investimentos sustentáveis. Essa atuação estratégica ganha ainda mais relevância frente às crescentes incertezas regulatórias e às demandas sociais por responsabilidade socioambiental corporativa.
Entre os temas centrais que foram debatidos por autoridades governamentais, parlamentares, lideranças setoriais, executivos de sustentabilidade do mercado segurador e representantes do terceiro setor no evento estão:
- Seguros para soluções baseadas na natureza e agronegócio sustentável
- Infraestrutura resiliente e proteção de investimentos
- Seguros como instrumento de proteção social
- Finanças sustentáveis