Este evento reúne diversas perspectivas em torno de uma visão compartilhada de resiliência, justiça e continuidade cultural. Em seu cerne, encontram-se quatro temas interconectados que norteiam a conversa e a experiência coletiva:
• Justiça climática e tomada de decisões inclusiva, garantindo a plena participação e liderança dos povos indígenas na definição dos caminhos para o clima e o desenvolvimento.
• Transmissão intergeracional de conhecimentos ancestrais como base para a resiliência cultural e a governança adaptativa.
• Cooperação Sul-Sul e transcontinental, conectando vozes e experiências da Amazônia, do Pacífico e da África em um espírito de solidariedade e propósito compartilhado.
• Artes e patrimônio como instrumentos de diplomacia climática, fomentando a empatia, o diálogo e a mudança sistêmica por meio da expressão criativa e cultural.
Juntos, esses temas moldam o tom da sessão, celebrando a terra e seus guardiões, conectando gerações e continentes e reimaginando nosso futuro compartilhado por meio da cultura e da justiça.
O evento conta com a participação da pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces), Mariana Nicolletti.