A Negligência do Impacto Ambiental em Escolhas de Consumo
Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela ONU, está o “consumo e produção responsáveis”. A fim de contribuir para tal ODS, este projeto investiga se e quando os consumidores negligenciam sistematicamente o atributo impacto ambiental em suas decisões de consumo. Foram coletados dois estudos preliminares no Brasil que apontam que sim: em sua grande maioria, a dimensão sustentabilidade é negligenciada nas decisões de compra. Dada a importância global desse fenômeno, propôs-se investigar também a sua ocorrência em outros países, como Estados Unidos e Reino Unido. Além disso, foram examinados através de experimentos em quais situações a compra de produtos sustentáveis (vs. não sustentáveis) é predominante. Sugere-se que isso deve ocorrer quando (i) o impacto ambiental é um atributo central do produto (ex: sacola de uso único vs. sacola reutilizável); (ii) as pessoas são expostas a um selo, rótulo ou prompt que faz alusão à sustentabilidade do produto. Este projeto tem como principais objetivos (i) compreender o quanto consumidores negligenciam a sustentabilidade em suas decisões de compra e (ii) criar intervenções comportamentais que os levem a tomar decisões mais sustentáveis, alinhadas com os ODS.
Pesquisador: Eduardo Andrade
Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE)