Emissões de Gases de Efeito Estufa, Crescimento Econômico e Mitigação Climática
A emissão de gases de efeito estufa está no centro do debate de política públicas devido à sua associação com as mudanças climáticas. Estima-se que grande parte do crescimento da emissão de carbono será em países em desenvolvimento, especialmente no setor agropecuário (responsável por 1/3 de todas as emissões de carbono).
Utilizando métodos econométricos de fronteira e a unificação de várias fontes de dados (incluindo dados de satélites), o projeto executará dois estudos conectados que mensuram como commodities booms e aberturas de plantas agroindustriais afetam (1) emissões de carbono e (2) a eficácia de políticas de mitigação climática.
Choques econômicos como commodities booms e instalações de plantas agroindustriais podem gerar decisões produtivas associadas a desmatamento e focos de fogo, gerando emissões de gases do efeito estufa (carbonizing factors). Por outro, podem também gerar respostas produtivas que mitigam emissões (decarbonizing factors) como, por exemplo, uma maior produtividade em atividades agropecuárias. O projeto visa determinar como booms e plantas agroindustriais impactam emissões líquidas de carbono, considerando uma gama de carbonizing e decarbonizing factors. Investigará também os efeitos dos choques sobre a adesão de produtores agrícolas ao Programa ABC, um crédito subsidiado do governo federal para implementação de práticas agrícolas e investimentos sustentáveis.
Pesquisador: Daniel da Mata
Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP)